-
Arquitetos: Ana Paula e Sanderson Arquitetura
- Área: 890 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Edgard Cesar
-
Fabricantes: Aluflex, Carlos Motta, Portobello, Sérgio Rodrigues, Tidelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebida para ser um ponto de encontro não só da família, mas também de amigos, a casa que se encontra em um amplo terreno com grande desnível se distribui em três níveis diferentes. A concepção em blocos separados não interfere na integração entre espaços sociais, íntimos e de lazer. Partindo da ideia de construção simples, os blocos se definem com uma laje de piso e uma de cobertura com fechamentos laterais feitos em toras de eucalipto que garantem o sombreamento e a proteção visual.
O projeto é contemplado por um grande lago ao fundo que faz com que a vista se torne um elemento protagonista e esta já se faz presente no primeiro e principal bloco, que funciona como recepção e primeiro abrigo. Logo na entrada, marcada pelo um balanço de cobertura apoiado pelas paredes revestidas em pedra do bloco de serviço, já se pode ver ao fim da extensão da sala o espaço de lazer que se integra perfeitamente com a vista do lago.
É também no bloco principal que se encontram home theater e cozinha gourmet, além da cozinha principal, serviço e dependência de funcionários. A configuração e distribuição de espaços dá ao bloco o aspecto de uma grande área de convívio, pronta para receber, que se converte facilmente em varanda por meio da abertura de painéis de vidro, que convidam para o interior do ambiente a paisagem que circunda o projeto.
Os demais blocos abrigam o setor íntimo de suítes voltadas para a família e por fim, a terceira edificação abriga o setor de hóspedes. Integrando os três edifícios, encontra-se o conjunto de lazer formado por piscina, sauna, academia e vestiário. Projetada com borda infinita, a piscina permite que o seu limite se confunda com o grandioso lago, mesclando edifício e paisagem de maneira sutil.